quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Você sabia que a dor de garganta pode se transformar em problema de coração?

A amigdalite estreptocócica pode causar febre reumática.

A febre reumática é uma doença auto-imune que ocorre após uma infecção da orofaringe (garganta) por uma bactéria chamada estreptococo beta hemolítico do grupo A, que pode acometer o coração, articulações (juntas), pele, sistema nervoso central e tecido subcutâneo (abaixo da pele). A febre reumática tem maior incidência dos 5 aos 15 anos, que é geralmente o período que mais se tem infecções de garganta, porém pode ocorrer em idades mais avançadas. Em condições normais, a freqüência de febre reumática situa-se em torno de 0,5% a 3% após episódios de infecção de garganta. Entre os indivíduos já portadores da doença as taxas de recorrência giram em torno de 40 a 50%.

Os principais sintomas dessa doença são dor, vermelhidão e inchaço das articulações, manchas com margens bem definidas na pele, nódulos duros, indolores e imóveis abaixo da pele, movimentos incoordenados (mexe cabeça e braços sem conseguir controlar) e inflamação do coração. Sem sombra o acometimento do coração é a maior preocupação dessa doença, pode ocorrer calcificação das válvulas cardíacas (válvulas duras) predispondo doenças graves como endocardite bacteriana.

A febre reumática é uma doença totalmente passível de prevenção, basta apenas uma injeção de penicilina benzatina durante a infecção da garganta, tratando a doença o individuo fica protegido dos problemas de coração.

Portanto pais fiquem atentos a estes sinais:
-Dor de garganta
-Febre
-Caroço no pescoço

Isso pode se amigdalite estreptocócica leve seu filho a um posto de saúde o quanto antes.

Cuide do coração de quem você ama, tratando este tipo de infecção de garganta com penicilina benzatina você está protegendo seu filho da febre reumática.



Bibliografia:

A.C. Lopes - Tratado de Clínica Médica, segunda edição, editora Roca 2009.
Imagens:www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário